diretrizes para uma marca em crescimento

Siga as diretrizes desta página para garantir o uso correto da marca do Instituto Crescer e, caso tenha dúvidas, entre em contato por meio do e-mail comunicacao@icrescer.org.br

Nossa marca

O logo e o símbolo foram projetados para garantir legibilidade e contraste em diferentes cores e contextos, assegurando consistência visual e, ao mesmo tempo, uma expressão mais criativa e dinâmica da marca.

Quando utilizar

Logo completo

Uso preferencial em materiais de apresentação da marca com espaço suficiente para manter a margem de segurança.

Apenas símbolo

Uso preferencial em teasers ou ambientes onde a marca já seja familiar, assim como em contextos com espaços reduzidos.

Logo com assinatura

Uso indicado em peças institucionais e contextos em que seja importante reforçar o posicionamento e a mensagem central da marca. Não deve substituir o logo principal sempre, mas o complementar em situações estratégicas.

Nossas cores

A paleta de cores expressa uma marca viva, dinâmica e plural. Composta por tons vibrantes, escuros e neutros, ela equilibra presença e funcionalidade, garantindo versatilidade em diferentes contextos e aplicações. A combinação harmônica entre os matizes sustenta uma marca cheia de possibilidades. Além dessas cores conceituais, o preto foi incorporado exclusivamente para uso em textos, assegurando legibilidade e clareza.

Laranja
Chama

Hex: #FF621D

RGB: 255, 98, 29

CMYK: 0, 76, 97, 0

Amarelo
Solar

Hex: #FFC41F

RGB: 255, 196, 31

CMYK: 0, 24, 95, 0

Azul
Horizonte

Hex: #4B7DE9

RGB: 75, 125, 233

CMYK: 71, 52, 0, 0

Verde
Vida

Hex: #30B664

RGB: 48, 182, 100

CMYK: 75, 0, 83, 0

Laranja
Escuro

Hex: #7A2610

RGB: 122, 38, 16

CMYK: 31, 91, 100, 39

Amarelo
Escuro

Hex: #E48814

RGB: 228, 136, 20

CMYK: 9, 54, 100, 0

Azul
Escuro

Hex: #172C6B

RGB: 23, 44, 107

CMYK: 100, 93, 29, 18

Verde
Escuro

Hex: #06302b

RGB: 6, 48, 43

CMYK: 91, 51, 66, 69

Verde Lousa

PATONE 3435 C

Hex: #104732

RGB: 16, 71, 50

CMYK: 89, 43, 79, 52

Branco


Hex: #FFFFFF

RGB: 255, 255, 255

CMYK: 0, 0, 0, 0

Preto

 

Hex: #000000​

RGB: 0, 0, 0​

CMYK: 0, 0, 0, 100

Combinações cromáticas

A força da paleta está na harmonia entre as cores — e não no uso indiscriminado delas. Essas composições apresentam as combinações possíveis em uma mesma aplicação, preservando a identidade com dinamismo e sofisticação e evitando contrastes excessivos ou conflitantes.

Para apresentações e outros materiais, é permitido o uso de mais de uma cor no mesmo documento, mas sempre optando por um par de cor por página e respeitando os já definidos como combinações oficiais da marca.

tipografia

A tipografia é uma parte importante da comunicação da nossa marca. O uso consistente do tipo desempenha dois papéis principais: legibilidade e reconhecimento da marca. Onde quer que nossas comunicações apareçam, o uso correto de nossas fontes acrescenta clareza e cria familiaridade com a marca.

Títulos e mensagens-chave

A Gabarito é a tipografia oficial para títulos, subtítulos e mensagens-chave. Utilizada exclusivamente em caixa alta, ela combina traços robustos e formas geométricas para comunicar presença, confiança e autoridade, sem abrir mão da acessibilidade e do tom acolhedor.

Substituição

Em ambientes que não suportem a Gabarito, deve-se utilizar a fonte Segoe UI como alternativa, sempre respeitando os pesos indicados para a tipografia oficial.

Textos de apoio e conteúdos

A DM Sans é utilizada em textos de apoio, linhas finas, blocos de texto e demais conteúdos. Seu desenho limpo, amigável e altamente legível assegura conforto na leitura e equilíbrio visual, complementando com leveza a força dos títulos em Gabarito.

Substituição

Em ambientes que não suportem a DM Sans, deve-se utilizar a fonte Verdana como alternativa, sempre respeitando os pesos indicados para a tipografia oficial.

Manual de Aplicação da Marca

Para ter acesso ao nosso Manual de Aplicação da Marca completo e as demais diretrizes de uso, basta clicar no botão abaixo!

Paloma D'Andrea

Gerente Administrativa, Gente e Cultura

Formada na área de exatas e com MBA em Gestão de Pessoas, atua no Instituto Crescer como Gerente Administrativa, de Gente e Cultura. Trabalha com a equipe, fazendo a gestão dos recursos, para que sejam aplicados de forma eficaz, contribuindo para que os projetos aconteçam com qualidade nas entregas e nos resultados.
Eclética em seu gosto musical, amante da boa comida e dos vinhos, ama viajar, conhecer novas pessoas e lugares, mas cultiva velhos amigos e adora estar com sua família e seus bichanos.

Nayara Romero

Gerente de Projetos, Comunicação e Tecnologias

Formada em Ciências Sociais, com certificação internacional em Gestão de Projetos Sociais, especialização em Educação Social e mestrado em Sociologia da Educação, atua desde 2003 em projetos sociais e educacionais.   

No Instituto Crescer, é gerente de Projetos, Comunicação e Tecnologias. Além de viajar, adora o vento e o pôr do sol, e arrisca registrar olhares cotidianos em fotografias não profissionais. 

Fábio Stefanini

Gerente de Relações Institucionais

Comunicador social com passagem por agências de publicidade, emissoras de TV, produtora multimídia e editora. Vem atuando no desenvolvimento de projetos educacionais desde 1998. Desenvolveu o primeiro portal educacional brasileiro nos idos do ano 2000 e posteriormente em 2001, a primeira universidade de formação de professores totalmente e-learning. Liderou o Prêmio Educador Inovador Microsoft de 2006 a 2012. No Instituto Crescer vem atuando no relacionamento com empresas, instituições e organizações com objetivo de ampliar o alcance e participação no terceiro setor. 

Acredita que a transformação do país só será possível por meio da melhoria da qualidade da educação, principalmente com professores mais preparados e processos de ensino e aprendizagem que foquem no desenvolvimento do ser humano de forma integral, levando em consideração as condições onde os estudantes estão inseridos e a personalização do currículo. 

Pai de duas meninas, apaixonado por esportes, joga futevôlei e no surf pegou sua maior onda no Havaí. Gosta de desafios e está sempre em busca de oportunidades para gerar novos projetos que impactem positivamente a sociedade. 

Luciana Allan

Diretora Executiva

Doutora em Educação pela USP, é diretora técnica do Instituto Crescer onde há mais de 20 anos lidera projetos nacionais e internacionais na área de educação. É idealizadora e líder do APEI-50 – Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras –, foi redatora dos PCNs em Ação, PCNs + Conceitos Estruturantes e, mais recentemente, da BNCC de Computação para o MEC. É articulista da Exame Online, autora dos livros Metodologias Ativas, Diálogos sobre gestão e Transformações da escola e do cenário educacional do Brasil.  

Também foi autora do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria de Estado de Educação de SP. Luciana ama inovar na Educação e acredita que todos somos responsáveis por repensá-la de forma a promover processos que façam mais sentido para os estudantes e os engajem em momentos de aprendizagem significativa. Colecionadora de lápis internacionais, ama viajar, jogar beach tênis e percorrer longos percursos com sua bicicleta.